Por que gosto do céu?

"Nada desfaz o deslumbramento de alguém olhando em meu telescópio, apontado para a lua, ele não está vendo a velha lua, pelo menos não aquela de sempre, de todos os dias quase, aquela que na maioria das noites passou despercebida por todos nós, está vendo um mundo novo. Suas crateras, seus vales e montanhas, a ausência de São Jorge, de atmosfera, de luz. Está vendo o que os olhos desarmado não podem ver.Isso tudo para dizer pouco sobre o encanto que o céu nos dá.Conhecer minimamente suas faces, é realizar o desejo de Tales de Mileto, o desejo do Oráculo de Delphos, conhecer minimamente o céu, é CONHECER A SI MESMO..."

Osvaldo de Souza

Tradução de minha visão (Rubem),sobre a natureza...

Cena Maravilhosa

Benção da luz a nascer
Aberta ao sol uma rosa.
Penso em quem não pode ver
a cena maravilhosa.

Gotinha d'água a tremer
na pétala desta rosa.
Penso em quem não pode ver
a cena maravilhosa.

Mais infeliz deve ser
o homem que de alma orgulhosa
não quer ou não sabe ver
a cena maravilhosa.

"Cid Franco"

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Descoberto Primeiro Planeta com Dimensões Semelhantes a Terra

Cientistas da Organização Européia para a Pesquisa Astronômica no Hemisfério Austral (ESO) descobriram pela primeira vez um planeta habitável fora do sistema solar, com temperaturas muito similares às da Terra. O planeta tem capacidade para armazenar água, informou nesta terça-feira a equipe da ESO, com sede na localidade alemã de Garching. O estudo será divulgado nesta quinta-feira na revista Astronomy and Astrophysics.
"Achamos que a temperatura dessa 'Super-Terra' oscila entre 0ºC e 40ºC, de modo que a água poderia ser líquida", assinalou Stéphane Udry, do Observatório de Genebra, por meio de um comunicado. O distante planeta fica na constelação de Libra e gira em torno da estrela Gliese 581.
Segundo o estudo, o planeta tem 1,5 vez o raio da Terra e uma massa cinco vezes superior à do nosso planeta. O exoplaneta, como os astrônomos definem os que não fazem parte de nosso sistema solar, é o menor já descoberto e, segundo os cientistas, realiza uma órbita completa em 13 dias. Além disso, sua distância em relação à Gliese 581 é 14 vezes menor do que a que separa a Terra do Sol, explicaram os cientistas da ESO, reforçando, no entanto, que ainda não foram encontrados indícios de água ou vida.
A estrela do planeta descoberto é menor, mais fria e menos luminosa do que o Sol. Por isso, o planeta se encontra em uma área habitável, ou seja, em uma região na qual a água poderia ser líquida e as temperaturas ambientais, agradáveis. Os prognósticos realizados pelos cientistas mediante o uso de diferentes modelos indicam que o planeta deve ser muito rochoso, como a Terra, ou estar coberto por oceanos, assinalou Udry.
"Tendo em vista sua temperatura e sua proximidade relativa (a Gliese 581 é uma das estrelas "próximas" à Terra), o planeta será, com grande probabilidade, um alvo muito importante das futuras missões espaciais que se dedicarem à busca por vida extraterrestre", disse Xavier Delfosse, da Universidade de Grenoble e membro da equipe de Udry.
A Gliese 581 é uma das 100 estrelas mais próximas à Terra, situada a apenas 20,5 anos-luz da constelação de Libra e com cerca de 30% da massa do Sol, explicaram os astrônomos.
EFE

2 comentários:

Anônimo disse...

E realmente de extrama importância essa descoberta e acredito que muitas outras virão para somar,mas gostaria de frisar que é importânte também a forma de divulgação apesar de hoje em dia a internet,jornais e revistas serem de extrema importância para sociedade também temos o meio televisivo em masa que está deixando um pouco a desejar.Além das divulgações citadas sobre a matéria houve uma emissora que também apresentou ontem a matéria pena que só utilizaram no máximo 10 seguntos para a mesma. Resumindo as coisa mais importântes infelizmente agora estão em segundo plano na televisão brasileira onde o mais visado e os seus intereses particulares.

Quem Somos disse...

Tudo que vc disse está certo gizele, por exemplo, já falaram no jornal que tem água no planeta! Não tem água coisa nenhuma, ao menos não está comprovada...
A unica coisa que os astronomos descobriram é que existe um corpo pequeno orbitando uma estrela, numa faixa de órbita que permite temperaturas medianas...
Disso já inferiram um monte de coisas!!!