Aconteceu nos dias 15, 16 e 17/11 no RJ o 10 ENAST, encontro nacional de astronomia, um evento que reúne astrônomos de todo o Brasil, astrônomos Profissionais e Amadores, com palestras, visitas, passeios, workshops, cursos e muitas outras atrações, foi um evento ímpar no mundo da ciência, o ENAST é sempre muito esperado, pois é lá que se encontram amigos cientistas das varias partes do Brasil, para discutir astronomia de ponta e astronomia antiga.
No primeiro dia (15/11) houve uma palestra de abertura com a pesquisadora Daniela Lazzarro do Observatório Nacional sobre o tema mais polêmico da astronomia nos últmos tempos, a reclassificação de plutão, como ela mesma gosta de chamar, embora muitas pessoas usem termos como o "destronamento de plutão" ou "rebaixamento de plutão", A Pesquisadora Daniela foi convidada a falar sobre esse tema, pois ela esteve na reunião da IAU (união internacional de astronomia - sigla em inglês) quando a reclassificação aconteceu, de fato ela junto a outros cientistas, sugeriram a proposta que depois foi votada e aceita pela maioria dos astrônomos da IAU. Desta forma ficamos com oito planetas e plutão se tornou um planeta anão, referência de uma nova classe de planetas.
Esse foi só o começo do ENAST que ainda reservava muitas outras oportunidades de conhecimento.
No dia seguinte (16/11) O evento foi aberto com uma palestra do Professor e Pesquisador do IAG-USP (instituto de astronomia e geofísica da USP) Augusto Daminelli, que falou sobre a vida no contexto cósmico, foi uma palestra com um tema bastante atual pois a astrobiologia ou exobiologia, que ainda não é ciência pois não possui um objeto de estudo definido, tem crescido muito nos últimos tempos. Daminelli nos falou sobre as possibilidades de vida dentro e fora do sistema solar, na abundância de água no universo e também de carbono componentes fundamentais para a vida, ao menos a vida como nós a conhecemos.
O dia segue muitas apresentações aconteceram, divididas em Ensino, ATMs (montagem e instrumentação) e Observação e pesquisa as palestras foram organizadas. Neste mesmo dia apresentei um trabalho onde falei sobre o projeto TELESCÓPIOS NA ESCOLA, com participação do IAG-USP, projeto voltado para as escolas obterem imagens remotas utilizando os telescópios do projeto e desta forma auxiliar no ensino das ciências exatas principalmente.
No Ultimo dia (17/11) a abertura ficou com o pesquisador do CBPF (centro brasileiro de pesquisas físicas) Matín Makler sobre cosmologia, este assunto que fez a maioria das pessoas que se encontravam no evento se interessar pelo céu.
Falou sobre energia escura, matéria escura, do absurdo que é fazermos parte de uma parcela ínfima do que é constituído o universo e mais.
No final do dia a palestra de Tasso Napoleão nos deixou bastante empolgados com o futuro pois em 2009 se realizará o Ano Internacional da Astronomia o maior evento de astronomia de todos os tempos!!
Fica o convite para todos os grupos de astronomia e ciências que queiram participar se inscrever no evento, já são mais de 80 grupos inscritos, meu grupo o Dumont-Sagan já está participando.
Saímos do evento muito satisfeitos e com a promessa do 11º ENAST em Maceió AL, proposta feita pelo Professor Adriano do CEAAL (Centro de estudos astronômicos de Alagoas) que soube brilhantemente nos convencer a levar o ENAST para este estado tão bonito.
Que venha o 11º que venha 2009, salve a astronomia!
Osvaldo de Souza - Membro e Fundador do Grupo de Divulgação Científica Dumont-Sagan
www.dumont-sagan.blogspot.com
Por que gosto do céu?
"Nada desfaz o deslumbramento de alguém olhando em meu telescópio, apontado para a lua, ele não está vendo a velha lua, pelo menos não aquela de sempre, de todos os dias quase, aquela que na maioria das noites passou despercebida por todos nós, está vendo um mundo novo. Suas crateras, seus vales e montanhas, a ausência de São Jorge, de atmosfera, de luz. Está vendo o que os olhos desarmado não podem ver.Isso tudo para dizer pouco sobre o encanto que o céu nos dá.Conhecer minimamente suas faces, é realizar o desejo de Tales de Mileto, o desejo do Oráculo de Delphos, conhecer minimamente o céu, é CONHECER A SI MESMO..."
Osvaldo de Souza
Osvaldo de Souza
Tradução de minha visão (Rubem),sobre a natureza...
Cena Maravilhosa
Benção da luz a nascer
Aberta ao sol uma rosa.
Penso em quem não pode ver
a cena maravilhosa.
Gotinha d'água a tremer
na pétala desta rosa.
Penso em quem não pode ver
a cena maravilhosa.
Mais infeliz deve ser
o homem que de alma orgulhosa
não quer ou não sabe ver
a cena maravilhosa.
"Cid Franco"
Benção da luz a nascer
Aberta ao sol uma rosa.
Penso em quem não pode ver
a cena maravilhosa.
Gotinha d'água a tremer
na pétala desta rosa.
Penso em quem não pode ver
a cena maravilhosa.
Mais infeliz deve ser
o homem que de alma orgulhosa
não quer ou não sabe ver
a cena maravilhosa.
"Cid Franco"
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário